sábado, 6 de março de 2010

CARTA À EPTC

Ofício 0603101641–A.M.A.VARIG
Porto Alegre, 06 de Março de 2010.

À
Empresa Pública de Transporte e Circulação-EPTC
A/C Sr. Diretor Presidente
Rua João Neves da Fontoura nº 7 Bairro Azenha
CEP 90050-030 Porto Alegre RS


Prezado Diretor:

Na qualidade de representantes da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Varig-A.M.A.VARIG, localizada em conjunto residencial pioneiro desta região, do bairro Ruben Berta, face a inúmeras reclamações, não só de moradores da região, mas de diversas pessoas com as quais temos tido frequente contato, entre elas, lideranças da comunidade, utilizamo-nos do presente, para lhe apresentar problemas que tem afetado esta comunidade, ao tempo em que tomamos a liberdade de também lhe sugerir solução.


PROBLEMA 1:
Automóveis que transitam no sentido bairro/centro, vindo da direção de Alvorada, e que desejam ingressar na Estrada Antonio Severino, para alcançar a Vila Varig, Vila Alexandrina, COHAB Ruben Berta, etc, necessitam fazer um contorno de aproximadamente 1km, ou seja:
Precisam ingressar na Rua Alberto Rangel, seguir até a Rua Carolina Von kozeritz, onde dobram a esquerda e pegam a Rua João Ferreira Jardim, em direção a Av. Baltazar de Oliveira Garcia, para atravessá-la.

SOLUÇÃO 1:
Construção de um retorno junto ao terreno onde está localizado o depósito da MANLEC (onde está um ferro velho);

SOLUÇÃO 2:
Construção de uma faixa para retorno, no lado direito da Av. Baltazar de Oliveira Garcia, entre a Rua Alberto Rangel e João Ferreira Jardim, com sinaleira de tempo extra.


PROBLEMA 2:
Automóveis que transitam no sentido centro/bairro, indo na direção de Alvorada, mas que desejam alcançar as regiões da Vila Fátima, Alpina, Parque Madepinho, etc, necessitam fazer contorno de aproximadamente 0,5km, ingressando na Rua Cel. Ricardo Leal Kelleter, virando à esquerda na Rua Enéas Flores, e descendo a Rua Nossa Senhora de Fátima, para, ali, após cruzar a Av. Baltazar de Oliveira Garcia alcançar à Rua Alberto Rangel.
Problema 2.1:
Este trajeto trouxe um fluxo de automóveis imenso, que passam em frente às Escolas, Estadual de Ensino Médio José Feijó, Estadual de Ensino Fundamental Padre Léo, e Escola Particular São Francisco, além de passarem em frente aos portões da Igreja Nossa Senhora de Fátima, causando alto risco de acidentes aos alunos, em especial, nos horários de entrada e saída dos turnos escolares.

SOLUÇÃO 1:
O contorno se daria entrando pela mesma Rua Cel. Ricardo Leal Kelleter, porém, se construiria um retorno, no campo, logo após as casas existentes, com frente para a Av. Baltazar de O. Garcia, ingressando a seguir na Rua Nossa Senhora de Fátima;

SOLUÇÃO 2:
Construção de uma faixa para retorno, no lado direito da Av. Baltazar de Oliveira Garcia, entre a Rua Cel. Ricardo Leal Kelleter e a Rua Nossa Senhora de Fátima, com sinaleira de tempo extra.

Acreditamos que, com essas pequenas soluções muitos problemas serão resolvidos sem causar transtorno na Av. Baltazar de Oliveira Garcia.

Lembramos, por oportuno, que a Igreja Nossa Senhora de Fátima deve construir um acesso ao Templo (já iniciado), paralelamente à Rua Nossa Senhora de Fátima, e o atual trânsito excessivo de veículos, ali naquela região, deverá se tornar, muito em breve, um problema muito maior, aliado ao risco de acidentes com os alunos, coisa que deve ser, imediatamente, no nosso entendimento, prevenido/solucionado pelo poder público, sob pena de responsabilidade, caso ocorra acidente fatal a algum aluno.

È a nossa contribuição, por ora.

Anexamos fotos aéreas da região, para melhor entendimento.


Respeitosamente,



Otávio Santiago de Farias – Presidente do Conselho Fiscal


Otair Antonio Machado – Presidente da Diretoria Executiva